segunda-feira, junho 01, 2009

Pratic

Na última sexta-feira estive na Perinatal da Barra para fazer o “Pratic”. O “Pratic” é um exame de triagem genética normalmente feito em quem tem alguma indicação clinica ou maior probabilidade de ter um filho com algum problema genético. No meu caso, fizemos a pesquisa pois eu tenho um irmão com a síndrome de down.


O exame consiste em uma ultrassonografia que mede a Translucência Nucal (que é considerada normal quando há 12 semanas é menor do que 2,5), a verificação da existência do Osso Nasal e análise do Ducto Venoso. No pratic, junta-se a isso um exame de sangue, onde são pesquisadas as dosagens de 2 hormônios, o PAPP-A e o B-HCG livre. Os resultados dos dois exames são lançados em um programa de computador que contém um questionário com inúmeras perguntas que são feitas a paciente, com estes dados o programa calcula a probabilidade da existência de um feto com algum erro genético e dependendo desta estatística o médico indica ou não a gestante a prosseguir com os exames investigativos que são invasivos (amniocentese e biópsia de vilo). O resultado final dos meus exames serão enviados por correio para a minha casa, mas como Graças a Deus todas as informações da ultra estavam normais e minha probabilidade aos 32 anos ainda é bem baixa, a princípio não tenho muito com o que me preocupar, a minha estatística está em aproximadamente 1/1000 (em cada mil nascimentos apenas 1 apresentaria problemas).


Como eu não sou de ferro e estou morrendo de curiosidade de saber o sexo do meu bebê, pedi ao médico, o Dr. Paulo Nassar, que tentasse dar uma olhadinha no broto sexual para arriscarmos um chute. Ele me contou que nesta fase gestacional – 11 semanas – a probabilidade de erro é de aproximadamente 13%, o que eu achei até relativamente baixa, sinceramente tenho a impressão que neste período os médicos erram mais... Bem, fizemos a trans para tentar desvendar o sexo do pequeno, mas o safado estava de cabeça para baixo e não quis mostrar o bumbum... Durante o bate papo eu contei ao médico toda aquela história de que a concepção havia sido feita 3 dias antes do dia fértil propriamente dito e disse que achava que era uma menina, aí que veio o balde de água fria! Ele falou que este negócio de que antes é menina e no dia é menino é uma tremenda balela, que se observado na população pode ser que a estatística apresente algum significado, mas que para eles, médicos, continuam trabalhando com 50% de possibilidade, para completar a notícia ainda falou que teve um momento que ele viu de relance e achou que era um menino!!!


Confesso que fiquei bem decepcionada com isso, mas de certa forma foi legal para que eu possa me acostumar com a idéia até a próxima ultra que já agendei para o dia 23/06. Quando cheguei em casa não me contive e corri na internet pata procurar aquela velha tabela chinesa que todo mundo diz que é batata e adivinha o que deu para mulher de 32 anos que engravidou em março... menino! Peguei meu cordão coloquei a aliança e fiz a simpatia e o resultado... menino! Bem, já estou me conformando com o destino que pelo jeito, me reserva um milhão de cuecas...

Atualizado:

Meninas, achei super legal o pessoal que passou e comentou se a tabela chinesa deu certo ou deu errado, fiquei muito intrigada pois até então não conhecia ninguém que tivesse dado errado! Portanto quero comentário de todo mundo para fazermos as nossas estatísticas desta tabela maluca!!! beijos

9 comentários:

Blog do Arthur disse...

Oi Lucia
Essa tabela não deu certo comigo ! Aliás, nenhuma simpatia dava... Sempre aparecia menina ! E qdo eu mesma vi na ultra cheguei a fazer "Hããã????" antes q o médico apontasse...
Mas e se for mais um menino?? Vc se importa em continuar "reinando absoluta" em casa ??? Essa idéia me agrada muito hahahahaha...
Bjs Flávia Thomé

TS disse...

Ih comigo essa tabela também deu errado. Lá dizia ser menino e eu tive uma menina :)

Jeniffer disse...

Olá Lúcia! A tabela chinesa deu certo comigo, acusou menina... no meu caso, vc lembra que eu fiz a sexagem fetal, né, o resultado foi menina também, mas até hoje eu ainda não consegui confirmar pela ultra... E o maior detalhe: estamos pintando o quartinho todo de lilás, várias roupinhas cor-de-rosa... Já pensou se é um menino? Ai, não quero nem pensar nisso!

Isabel disse...

Oiii Lúcia por essa tabela os meus 2 deram meninos..rsrsrrs..mas o pior foi eu, que fui fazer essa ultra da transnucência nucal, e a médica me deu 70% de chance de ser menina, saí de lá radiante, ela falou assim, não compra nada rosa, não compramos mesmo, mas já começamos a chamar de leticia..kkkk..com 16 semanas fui fazer outro ultra e a médica perguntou querem saber o sexo??? e eu assim comigo mesma, já seiiii...e o Roque me fala assim é um menino!!! eu olhei para ele e falei assim, tá louco..e a médica acerto papai...na hr me deu uma tristeza, saí murcha de lá, depois pedi tanto perdão a Deus e ao Léo sabe...pq modéstia parte sou louca por uma menina..kkkk..mas espera para ver o seu e o que vier vc vai amar da mesma forma...bjoss e boa sorte..

Flavia Bernardo disse...

Amiga,
desencana desse exame, viu?
Tá tudo certinho com esse baby que está aí!

Qto a essa tabela chinesa, pra mim deu errado! Arthur veio com tudo e em todas as ultras nunca fez questão de esconder! Acho que pq ele via a mãe dele sempre se referindo a Sofia qdo falava num futuro baby! rsrsrs...

Bem o sexo, a Dra Ana Elisa descobriu na ultra de 12 semanas...mas só fiquei certa disso qdo confirammos na ultra de 16 semanas, mesmo sabendo que ela era boa de ver o sexo com 12s.

Falta pouco pra vc descobrir quem está chegando por aí!

bjks

Roberta Mollica disse...

Lúcia, nunca tinha ouvido falar dessa tabela chinesa.... Acabei de pesquisar e comigo deu ERRADO... Deu menino e Helena está aí! Por isso, controle a ansiedade e aguarde até 23/6!!!
bjs!

Mariana disse...

Eu tbem fiz essa tabela chinesa e deu ERRADO.
Pense assim: se vier um menino vc será a Rainha da casa.
bjs

Márcia disse...

Olá,

Esse ultra som, em Portugal chama-se de ecografia das 12 semanas é "obrigatório" para despiste de possiveis má-formações genéticas.

Nesta eco o médico deu-nos indicaão que era um menino, mas não certeza absoluta.

A tabelinha chinesa e o jogo da agulha dava menino.

Eu sempre achei que era menino e foi!!!

raquel disse...

Comigo deu errado, todos os testes que eu fiz deu menina e é um meninão que está chegando !!! rsrsrs

Lilypie 1st Birthday Ticker