quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Falando sobre Amamentação...

Faz muito tempo que tenho vontade de postar alguma coisa aqui no blog sobre amamentação, mas na época que Gui era pequeno eu quase não entrava na internet e depois o assunto foi caindo um pouco no esquecimento, o rebento foi crescendo e hoje só mama no peito de manhã e de noite, com exceção dos fins de semana quando ele tem direito a livre demanda e ainda tem direito a mamar sempre que solicita. De qualquer forma continuo amando amamentar meu filho e acredito que amamentação é um ato de amor! Como esta semana minha amiga Fernanda Milho, que está esperando o Bernardo, entrou em contato comigo pedindo umas dicas sobre o assunto, aproveitei e transformei o e-mail que enviei a ela em um post sobre a minha experiência com a amamentação.

Durante minha gestação o assunto amamentação me preocupava, pois sempre tive um desejo muito grande de amamentar e como algumas amigas falavam horrores sobre o primeiro mês eu estava muito apreensiva e sempre perguntava sobre o assunto. Meu obstetra Dr. Renato Sá me orientou a massagear o bico do seio, rodando como se fosse um botão de volume de rádio, para um lado e para outro. Quanto a passar bucha ele me disse que era um assunto ainda muito controverso, pois uns dizem que é bom e outros dizem que é ruim... A Renata, minha professora de hidro e guru de plantão, é totalmente contra a esfoliação mas em diversas literaturas podemos encontrar esta orientação. Conclusão fiz um pouco da massagem e um pouco da esfoliação no início depois parei de esfoliar (por conta do que a Rê falou) e foi ficando mais difícil massagear pois o peito foi ficando ainda mais sensível.

O Sol, na verdade o que realmente faz diferença na preparação do seio é pegar sol no bico do peito pela manhã, mas vamos e convenhamos que é muito difícil conseguir ficar de top less e mais difícil ainda ter tempo para tal, mas acredite isso vai fazer diferença! Pense na resistência da pele do seu braço que pega Sol todos os santos dias quando você sai na rua e compare com qualquer outra área que fica escondidinha embaixo da roupa, ainda tem alguma dúvida que seu bico do peito vai ficar mais resistente se pegar Sol? Aproveite a fase para tirar a marquinha de biquíni e abusar das blusas tomara-que-caia! Para as mais tímidas, uma dica que achei interessantíssima (dada por uma mãe da hidrogestante) é pegar um biquíni velho estampado e cortar uma rodelinha, assim você pode tomar Sol enquanto lê o jornal na varanda do seu prédio e a não ser que o visinho da frente fique realmente te espionando ninguém vai notar! Eu sinceramente não tive coragem de colocar em pratica, mas achei a idéia genial!

Outra coisa que realmente funciona é passar a pomada Lansinh, esta pomada é relativamente moderna tem sido usada de uns 4 anos para cá e como é importada e custa cerca de R$ 80,00 aqui no Brasil. Esta pomada é um milagre para as rachaduras no seio! Há que diga que existe as lactantes AL e DL (hehehe). Meu obstetra falou que ela não fazia muita diferença na preparação (na verdade mesmo ele sempre disse que na preparação o negócio era o Sol) mas ainda assim eu passei no ultimo mês quando minha mãe fez uma viagem ao EUA e trouxe para mim (lá custa cerca de U$ 7,00).

Bem, Guilherme nasceu e em poucas horas já estava pendurado na teta! Um barato como eles realmente nascem sabendo! Na Perinatal eles tem uma enfermeira que é especializada em amamentação e sempre ajuda as mamães de primeira viagem, ela me ajudou a colocar toda a aréola dentro da boquinha dele, mas como meu bico era muito pequenininho ele ia escorregando e em pouco tempo só estava com o biquinho dentro da boca, aí tinha que tentar reposicioná-lo. Ainda assim com todos estes cuidados, meu peito rachou no 6º dia, aí é que começa o drama, pois dói muito!!!!! Dá vontade de chorar só de pensar que está chegando a hora da próxima mamada. Foi nesta hora que lancei mão dos biquinhos de silicone, foi um milagre! Mesmo com os bicos rachados eu conseguia amamentar, eles minimizam demais a dor! O mais legal é que na hora que o bebê suga através deles a aréola entra toda naquele bicão assim o bebê faz a pega correta pela parte de fora do peito. Sei que muitos condenam os bicos de silicone, pois dizem que pode ajudar no desmame precoce tal e coisa, mas estou aqui para contar a minha experiência com a amamentação e para mim os bicos de silicone foram ótimos! Além do bico de silicone usei a pomada Lansinoh para cicatrizar e as conchas de amamentação para manter os mamilos sequinhos. Com este kit coringa tenho certeza que as chances da sua amamentação ser um sucesso são enormes!

Outra coisa que vale comentar é quantidade de leite, acredite toda a mãe tem leite suficiente para nutrir seu filho, mas é preciso paciência e muita vontade de amamentar, pois a tarefa é árdua e sempre tem alguém para dizer que tem que complementar, que a criança não está engordando, blá, blá, blá... O Gui na maternidade perdeu 600g e com um mês só tinha recuperado 400g, mesmo assim não me abalei e muito menos enfiei o Nan! Insisti que meu leite era o que ele precisava passando por cima de todos os comentários totalmente sem noção do povo. É verdade que fiquei insegura e até achava que não tinha tanto leite quanto imaginei que teria, mas confiei que bastava estimular a produção com a sucção do bebê que o leite ia aumentar mais e mais, não deu outra no segundo mês Gui ganhou 550g e no terceiro foi quase 1kg! Acredite em você e orgulhe-se do seu leite, ele é o melhor alimento que você pode oferecer ao seu filho!

Leia bastante sobre amamentação na internet, pois informação é tudo!!!! Desejo boa sorte a todas as lactantes que estiverem lendo este post e espero ter ajudado um pouquinho.