sexta-feira, dezembro 04, 2009

Ganho de peso gestacional – Atingindo a meta

Na última terça, me encontrei com o Dr. Renato pela última vez antes do parto. Esta última consulta é basicamente para avaliar os últimos exames, verificar pressão e pesar.

Não tive tempo de atualizar o blog, mas na semana passada eu tive um episódio de uma madrugada inteira passando mal, com vômito e diarréia. Tudo indica que foi rotavirus, pois eu não havia comida nada que pudesse ter me feito mal daquela maneira. Este episódio me fez perder muito líquido e no dia seguinte eu tinha perdido 1,5kg! Claro que eu sei que é um peso que recuperamos rapidamente, mas como não tínhamos certeza se tinha sido vírus ou alimentação, tive que ter ainda mais atenção com a minha alimentação. Conclusão, no dia da minha consulta, cinco dias depois eu estava com 600g menos que na semana anterior!

No dia do parto em geral os médico não fazem a pesagem, portanto considero meu ganho de peso gestacional fechado com apenas 11,300kg ganhos! Estou muito orgulhosa de mim mesma com este feito, afinal na minha primeira gestação eu ganhei quase 25 kg e cheguei na maternidade com 10 kg a mais do que tenho hoje!

Confesso que esta conquista não foi uma moleza, mas também não foi tão difícil assim. Na verdade, procurei me alimentar corretamente como uma pessoa normal, almoçando sempre uma salada com proteína, evitando carboidratos e quando possível fugindo de guloseimas. Claro que quando estamos grávidas temos uma tremenda vontade de chutar o balde e comer de tudo, mas se fizer assim não tem solução, você vai engordar! Comi doces sim, mas comedidamente, procurando deixar para os fins de semana e quando a vontade era mais forte, apostando em pequenas porções.

Deixo aqui a minha dica para as gravidinhas de plantão, sejam de primeira viagem ou não. O segredo é não pensar que grávida tem que comer mais do que uma pessoa normal come! Devemos nos alimentar de 3 em 3 horas sim, mas basta uma maçã entre as refeições para resolver este problema, nada mais do que isso!

Agora resta saber se a recuperação do peso de antes da gestação será tão tranqüila como foi da primeira vez, quando em 6 meses perdi 23 kg dos 25 kg ganhos. Meu desejo é perder uns 14kg ou 15kg, assim fico com um saldo bem positivo com a balança... Que Duda mame muito leitinho da mamãe!

15 comentários:

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Que exemplo, Lucia! Espero que comigo tb seja assim. Grande abraço, fica com Deus!

Fabiana disse...

Que legal Lúcia que vc está na meta! Imagino como deve ser difícil fechar a boca! Eu mesma comia demia snas minhas gestações.
Mas vc tá linda!
Aguardamos agora as fotos da Dudinha!
Bjocas!

Marta disse...

Que bom! Tudo dentro do esperado, Duda com saúde e prestes a conhecer a família linda!
Beijocas

Prosopopéias Cintilantes disse...

Oi, Lucia
Obrigada pela visita no blog e pelo elogio!
As suas fotos feitas pela Beta também estão lindas!
Parabéns pela força de vontade durante a gestação e por todo o capricho para receber a sua menininha!
Que ela venha com muita saúde, trazendo muita alegria para a família!
Beijos,
Stela

Anônimo disse...

Isso ai lindona. Que bom...esta td controlado e a Duda virá este mundo linda e bela. Agora é aguardar.
Que tudo ocorra muito bem e Nossa Senhora te proteja em todos os instantes. Beijao
Núbia
nubiarj_56@hotmail.com

Sybelle Alheiros disse...

Que venha a Duda linda
sorte viu Lú, pensamentos mais que positivos para vcs...
bjs

Flavia Bernardo disse...

Que ótimo!!!! Eu tb engordei pouco. Na verdade, 11,900kg!! E já perdi 13kg após o parto, ou seja, 2 kg a menos do que eu tinha antes de engravidar, no saldo!
Tudo isso graças as mamadas do Arthur! Salve a amamentação! hahhahaha
Duda tb vai mamar mto e vc vai ficar lindona magrinha e ela lindona gorduchinha cheia de dobrinhas! :)

Uma boa hora pra vc, amiga!!! Curta mto os últimos dias de barrigão!

bjks

Anônimo disse...

que bom..acho super importante nos preocuparmos com o peso..nada de sair comendo feito uma louca, pois depois sofremos ainda mais para perder peso...bbjinhos e estarei aqui torcendo por vc..bom parto e que a Duda venha linda e com muita sáude..bjocas
raquel cabreira

Rafaela disse...

Que bom, hein?!
E o que sobrar vc sabe que perde rapidinho amamentando, mas não faça como eu fiz... relaxar depois de voltar ao peso, pq comi demais e sem amamentar o peso pulou de maneira assustadora, rs.

Bjus querida

Bia disse...

Lucia
Seu blog é lindo, e o conteúdo é muito bem escrito.
Obrigada por compartilhar!
Ps- sua barriga está linda!

Bianca

Bianca Bohnert disse...

Ah vai ser sim!!! Eu engordei os mesmos 11 kg que você e duas semanas após o parto eu já tinha perdido 10kg. Hoje, 1 ano e meio depois, eu peso 2 kg a menos que antes da minha gestação.
E viva o aleitamento materno!!!
Muito leite para você e para a Dudinha crescer forte e muito saudável.
Boa Hora!!!
Beijinhos

Flávia disse...

Lúcia,

Primeiro quero dizer que fiquei muito feliz com sua visita lá em casa. Acompanho você há bastante tempo no Criative-se e admiro muito seu trabalho por lá. Por isso fiquei toda orgulhosa quando vi seu comentário. Obrigadinha...

Que maravilha estar dentro do peso que uma gestação saudável recomenda. Também engordei pouquinho nas minhas duas meninas. Com disciplina e muita amamentação, em breve você terá seu corpinho de volta...

Que a Duda venha cheia de energia para correr bastante pela casa e ajudá-la a perder os quilinhos que sobrarem.

Saúde e muitas felicidades para as duas!

Bjsss

Jeniffer disse...

Oi Lu! Só para te alegrar: eu já perdi 24kg! Engordei 18!
Bom parto para vc!

Lidiane Vasconcelos disse...

Vou me lembrar de seus conselhos quando engravidar...

Ah! Eu vi o chá de bebê da Duda no Criative-se. Vi seus cupcakes bonitos e bem arrumados e a farra de Gui com os amiguinhos.
Vi seu comentário sobre o ciúme de Gui, pela primeira vez notado por você, a respeito da irmã que vem por aí. Tomara que isso passe logo...

Marta disse...

Lucia.. é hoje o tão esperado dia! Que Duda venha cheia de saúde e traga ainda mais felicidade para essa linda família!
Parabéns e felicidades!
Beijocas

Lilypie 1st Birthday Ticker