quinta-feira, maio 27, 2010

Experimentando novos sabores

DSC00198

Tendo em vista que eu ainda não sei o que acontecerá da minha vida no próximo mês, por conta da volta ou não ao trabalho em horário comercial, era preciso mostrar a pequena Dudinha que a sua vida gastronômica pode ir muito além do peitinho da mamãe.

Começamos na semana passada com meia banana, que ela aceitou muito bem e posso dizer que até curtiu a experiência. Senti que a banana prendeu um pouco o intestino dela, que ficou 3 dias sem fazer cocô. Interrompi a alimentação sólida e voltei ela ao leite materno exclusivo. Alguns dias depois, voltei a oferecer algo sólido, desta vez mamão papaia, ela adorou! Inclusive gostou mais do que a banana. Depois disso segui no suco de laranja lima na mamadeira, que também foi um sucesso! Pelo jeito a minha gostosinha e fã de frutas e sabores adocicados.

Desde segunda começamos a oferecer a sopinha salgada de almoço, só que desta vez estávamos batendo cabeça, pois ela cuspia tudo e recusava abrir a boca. Acho que não gostou do sabor do sal (minha avó havia adicionado sal a sopinha de batata, chuchu e cenoura). Foram duas tentativas sem sucesso em dias consecutivos.

Por fim hoje, pela primeira vez a minha princesa aceitou sua sopinha, e não apenas aceitou, como raspou o prato! Incrível! Desta vez a minha avó mudou a receita e usou batata, abóbora e beterraba, que é mais adocicada. Além disso, ela diminuiu o sal a quase nada e Bingo! Dudinha raspou o prato!!!! Nas duas primeiras tentativas passamos a sopa na peneira, conforme a orientação do pediatra, mas hoje passamos no liquidificador mesmo.

Claro que quando deu meio dia a pequena choromingou e pediu o peitinho da mamãe, eu que adoro este laço, não pensei duas vezes, aconcheguei minha filha e deixei ela mamar até pegar no sono... Tem coisa melhor nesta vida?

DSC00186 DSC00187 DSC00192 DSC00196

12 comentários:

Filomena disse...

Que delícia!!! É muito bom ver nossos bebês crescendo...
Lucia, vou te dar uma dica... a peneira é super importante para o bebê se acostumar com a textura dos alimentos solidos, já o liquidificador tira todos os pedacinhos, por isso não podemos dar sopinha batida no liquidificador quando eles estão começando a alimentação solida... espero ter ajudado! Boa Sorte com a alimentação da Dudinha!!! Ela é muito fofa!!

Rosi disse...

Lúcia

Essa menininha tá cada dia mais charmosa. Incrível como ela parece com o irmão...

Bjs enormes

Priscila disse...

Ai, Lu!
Dudinha é uma fofa! Uma criatura abençoada.
O nutrólogo da Duda sempre disse que não precisava colocar nada de sal na sopa de legumes porque a criança aprende a gostar do sabor dos alimentos. Só recomendava tempero. Mas eu nunca consegui fazer com 0 sal. Uma pitadinha só pro meu subconsciente.
Já testou dar comida na Bumbo?
Bjs.

Verônica Cobas disse...

Adorava esse momento com os meus filhos pequenos. A hora da sopinha, a carinha toda borrada, babador...
Duda está uma gracinha e tem cara de quem vai comer com bastante apetite. bjs

Sybelle Alheiros disse...

É isso ai Dudinha, bem vinda ao mundo dos doces...
Tbm amo doces amiga.
bjs

Beta Bernardo disse...

Essa primeira foto tá impagável! srsrsrs
Adorei o post!
Bjsk

Marta disse...

Ela está linda demais... como já cresceu, né?
E comendo super bem.. adorei as experiências....
Beijocas

Vanessa Simonelli disse...

Olá Lúcia!
Sou nova por aqui e adorei seu blog! me identifiquei muito com seu lado mãezona, já que também tenho um filho, que tem 1 ano e 7 meses e tenho a maior vontade de ser mãe de uma menina ao qual darei o nome de Beatriz.
Essa fase de apresentar as papinhas aos nossos pequenos é legal, mas ao mesmo tempo sentimos um vazio, né? Porque deixamos de ser a fonte unica e exclusiva de alimentação deles e passamosa perceber o inicio da independência dels dsobre nós.
Bom é isso! Parabéns pela linda família!
Saúde a vc e aos filhotes!

Jeniffer disse...

Lúcia, que fase mais gostosa! Alice é muito boa de boca, mas suquinho, raramente ela aceita. Ama mesmo água de côco... malandrinha!
Pelo visto, a Dudinha não ficará para trás, está atacando até o prato k k k k k
Beijo

Anônimo disse...

Lucia, que bom que ela tá aceitando aos pouquinhos...mas concordo, nada melhor do que o peitinho da mamãe...consegui manter a amamentação dos dois até 1 ano e 8 meses de cada um e não me arrependo. Era sopinha durante a a semana e peito quando eu estivesse disponível!! rsrsrs Escraviza, mas ao mesmo tempo me libertou também! Muito doido! bjs

Anônimo disse...

esqueci de assinar o comentário anterior...Flavia.

Mara disse...

Oi, Lucia. Experimente a dica que a pediatra dos meus filhos me deu: ao dar bananinha para o bebê, corte-a no sentido do comprimento, tirando apenas a parte de fora e descarte o miolo. São aquelas bolinhas pequeninas pretas que prendem o intestino dos nossos amores...
Esperoe que funcione para a Dudinha como funcionou para o meu Lipe.
Beijoca!

Lilypie 1st Birthday Ticker