sexta-feira, setembro 12, 2008

Processo de desmame

Tenho percebido que o interesse do pequeno em mamar no peito tem diminuindo pouco a pouco, esta semana ele passou dois dias sem pedir e eu também não ofereci. Ontem ele teve uma recaída e pediu uma bicadinha e eu lógico dei com prazer, só que quase não tinha leite por conta de nos dois dias anteriores não ter havido ordenha (fico impressionada como o nosso organismo é perfeito), mas foi só ele sugar um pouquinho que os jatinhos de leite apareceram para saciar a vontade do meu pequeno.

Na verdade eu inicie o processo de desmame a uns 3 meses atrás quando depois de muito esforço consegui introduzir a mamadeira na vida de Guilherme, que continuava acordando diversas vezes na noite (uma média de 3 a 4 vezes) para mamar no peito, que já não dava mais conta de alimentar o bebezão. Como até então ele tinha sido amamentado apenas no peito, esta não foi uma tarefa fácil, ele não queria aceitar nem a mamadeira e nem o leite. Fui fazendo alguns testes, demos o nan, ele não quis, tentamos o ninho e nada, leite longa vida, ele não quis também e enfim o Ades com frutas que ele aceitou e foi tomando gosto aos pouquinhos. No início oferecíamos e ele tomava um pouquinho e largava, mas fomos insistindo até ele topar a novidade e dar um pouco de descanso na madrugada para a pobre mãe que vos escreve. Em contrapartida o lado bom de só termos oferecido a mamadeira tarde é que ele não abandonou o peito totalmente, na verdade ele diferencia muito bem uma coisa da outra, e o peito para ele é muito mais do que fonte de alimento é fonte de amor!

Esta semana foi marcante para mim, já posso perceber que o cordão umbilical que existe entre nós vai sendo cortado a cada dia, meu pequeno vai crescendo e se tornando cada vez mais independente. Fico feliz em ver que estou conseguindo fazer com que a coisa aconteça de forma natural e tranqüila para ele. O peitão da mamãe vai continuar aqui a disposição toda a vez que ele precisar de uma dose a mais de amor.

5 comentários:

Anônimo disse...

"O peitão da mamãe vai continuar aqui a disposição toda a vez que ele precisar de uma dose a mais de amor." Lindo, Lúcia!!!

Assim é que tem de ser, mesmo. As coisas estão acontecendo naturalmente e isso é muito legal! Todos os dias você vai perceber o crescimento, a evolução, e a independência - rs. Vejo isso no meu João Miguel, caramba, ele já vai completar seis anos!!! Bebês crescem muito rápido meu Deus!!!
Boas noites de sono, querida, para vocês dois!

Um beijo,

Meus pequenos Príncipes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Meus pequenos Príncipes disse...

Nossa só de pensar em desmamar o Caio ,já me da até dor no coração!
Mas quero que quando isso acontecer seja assim bem natural, como você está fazendo.
È impressionante , quando eles nascem a gente chora para dar o peito de tanta dor, e quando vamos desmamar sofremos também, por não querer cortar este vinculo de tanto amor.
Com relação as noites, o Caio quando era mais novo acordava bem menos do que hoje em dia será que ele está ficando com fome ou será que é o dente?


Bjus

Sybelle Alheiros disse...

Amiga ... saudades daqui...
vim e me apaixonei pelo seu texto...
tão curto e simples, mas tão mãe e profundo...
lindo!!!!
bjssssssssssssssssssss

Giovana disse...

Que lindo relato! Me emocionei!
Com o Lucca está sendo assim também, desmamando aos poucos...mas quando ele quer, meu peitão também está à disposição.
Beijinhos, Lucia!

Lilypie 1st Birthday Ticker