quarta-feira, janeiro 21, 2009

Se sujar faz bem

A algumas semanas a Mic lançou a campanha "Se sujar faz bem" e além de criar uma comunidade no orkut e ela tem escrito sistematicamente sobre o assunto. Eu concordo plenamente com ela e acho que criança tem mesmo é que se sujar, sempre incentivei isso no Guilherme mesmo sob forte represália da minha mãe e minha avó que tem um perfil muito mais militar do que eu. Acredito na importância de uma criança explorar texturas e visualizar cores, descobrir o resultado de sua mistura, tenho certeza tudo isso é muito mais enriquecedor para eles do que ficar plantado na frente da televisão. Em varias oportunidades anteriores e até precoces para meu pequeno eu liberei geral, como nas primeiras oportunidades de comer chocolate, de comer papinha e na praia. Tudo isso tem me incentivado a seguir ainda mais nesta linha e deixar o pequeno brincar a vontade, dia destes Gui estava brincando de colorir a noite, (eu imprimo os desenhos para colorir daqui) mas tínhamos poucas opções de cores para ele, não pensei duas vezes, peguei o carro e fui até o hipermercado mais próximo para colocar mais cores nos desenhos do meu pequeno, chegando lá além do tradicional giz de cera não pude resistir a massinha de modelar, eu quando era pequena amava brincar de massinha! Chegando em casa mostrei primeiro o giz de cera, que me pareceu bem mais inofensivo, mas Guilherme ainda assim conseguiu aprontar das suas e coloriu além dos papéis o piso cerâmico da casa (nada que uma esponja e um pouco de detergente não resolvesse) , depois resolvi passar pelo teste da massinha essa realmente eu só recomendo para quem está em um estagio evoluído de sublimar a sujeira em pró do desenvolvimento e felicidade dos filhos, pois é muita confusão. A felicidade do moleque ao ver os canudinhos de massa colorida me fez sublimar tudo e sorrir diante da confusão que se aproximava, ele curtiu muito picar a massinha em pedaços e fazer bolinhas pelo chão, realmente este tipo de atividade estimula muito a criançada, mas a minha dica é comprar algumas folhas de papel pardo e forrar a área destinada a brincadeira, pois a lambança estará armada sem dúvida nenhuma!
Aqui tem muitas outras opções de brincadeira que podem ser feitas com a criançada, o mais legal é que estão catalogadas por tempo, idade da criança e ambiente (aberto ou fechado), vale a pena conferir!

5 comentários:

Kelly - Retrato de Mulher disse...

Olá... Vim retribuir a visita.
Eu também adorei seu Blog, adorei seus post´s... muito legal mesmo !
Ah e seu pequeno é um principe ... Parabéns !
Qto aos dentes, te digo que já usei até o poder da mente, mas essa sim é que não resolveu mesmo (rs)
O problema do nenedente é que alivia momentaneamente e depois volta a incomodar novamente... as vezes eu pingo umas gotinhas de aliviun e isso costuma ajudar. É, o negocio é pedir a Deus para esse processo andar mais rapido(rs)

É isso... fique a vontade para nos visitar quando quiser.

muitas Beijocas

Jeniffer disse...

Oi Lúcia! É por isso que sou muito sua fã...essa fase do Gui de experimentar deve mesmo ser desafiada! Grande beijo em todos!

Sybelle Alheiros disse...

Amiga essa viagem ao Nordeste tem que incluir Olinda viu?
não esqueça...
rsrsrsrsr
bjssssssssssssssss

Li e Pedro Henrique disse...

Oi Lucia, concordo plenamente com vc querida, eu sempre deixo o PH livre para brincar a unica coisa que me faz ficar preocupada é que as vezes quer colocar algumas coisas na boca mas no mais deixo ele aprovetar as coisas boas de ser criança desde já...bjs

Anônimo disse...

Querida Lucia,
Voce está completamente certa, mesmo antes de ser mãe já pensava assim, deixaria meu filho livre, leve e "mais ou menos" solto ( rsrs), já o via com as mãozinhas toda sujinha de tinta e outras "sujeirices". Se for fazer algum passeio q inclua brincadeiras assim, por favor me convide!! saudade! Rosa e Gui.Beijos.

Lilypie 1st Birthday Ticker