terça-feira, setembro 01, 2009

Desenvolvimento e fala

Guilherme anda cada dia mais tagarela, aos dois anos e três meses, o pequeno se comunica com perfeição! Sua dicção é perfeita, ele não troca nenhuma letra e como bom carioca capricha no “r” e no “s” – bem com uma mãe com o sotaque puxado como eu, não poderia ser diferente.

É uma graça ver ele literalmente trocando idéia com a gente! As pérolas são a grande novidade da casa e eu tenho que começar a anotar todas elas aqui para que possamos rir e no futuro nos emocionar com as gracinhas do pequeno.

Como meu peito fica enorme durante a gestação, tive que renovar o estoque de sutiãs, quando fui estrear meus novos modelitos, Guilherme olhou para mim e disse “- Grande né mamãe?” Só rindo de uma figura destas!

No último jogo do Vasco, meu pai foi ao estádio, quando ele estava saindo de casa vestido com a camisa do time, Guilherme olha para o avô e pergunta “Cadê a minha camisa vovô?”, realmente já tinha um tempinho que não colocávamos o uniforme nele. Em seguida o avô perguntou “-Você quer ir ao jogo no estádio comigo?” e o pequeno responde “-Não vovô, tenho medo!” ninguém entendeu nada e o safado continuou “-O barulho dá susto!” É mole?

Outra curiosa é a percepção que ele tem de fisionomias, ontem foi aniversário da minha avó Rosária e a casa dele é repleta de porta-retratos com fotos antigas, Guilherme ficou encantado com as imagens e aos poucos fomos mostrando fotos cada vez mais antigas e ele nos reconhecia em praticamente todas! Reconheceu o avó e a avó na foto do casamento há 33 anos atrás! Eu fiquei impressionada! Ainda perguntou quem era o meu avô Manuel, que aparecia na mesma foto do casamento, ele faleceu alguns anos atrás e Gui não teve a oportunidade de conhecê-lo.

Em algumas tentativas ele se confundiu, como em uma foto 3x4 do meu pai aos 20 anos onde ele pensou que fosse o tio Lupa. Nesta foto meu pai está com os cabelos compridos como meu irmão usa hoje e apesar de serem muito diferentes quanto a cor da pele, naquela foto a fisionomia era realmente parecida.

Mostramos também fotos em que eu e meus irmãos ainda somos crianças e depois que falamos quem era quem, ele pode nos reconhecer em todas as outras imagens da nossa infância! Confesso que fiquei um tanto impressionada, pois acho difícil reconhecer fisionomias assim desta forma e Guilherme tirou de letra a tarefa. Ótimas recordações, direto do túnel do tempo!

11 comentários:

Priscila disse...

Essas crianças só nos surpreendem, né? O Gui é mesmo uma figurinha! E pra idade dele fala bem demais!!!!!! O meu Gui só foi falar assim com quase 3 anos e até hoje ainda troca umas letras. Acho que quem vai falar mais cedo são as nossas Dudas, afinal, vão ter um incentivo em casa.
Esqueci de comentar que adorei o novo layout do blog e o novo nome! Bjs.

Ana Carolina Peixoto disse...

Querida, seu filhote é uma graça! Estou dopida para Malu começar a falar logo. Na verdade, ela fala. Nós é que não entendemos!
Bjs,
Carol
PS: Menina, adorei a nova cara do blog! Quem fez?

Cibelle disse...

Que lindo o seu filhote... o meu tem 2 anos e um mês e também já tagarela tudo!!! è uma delícia né, ver esses mini homenzinhos (o meu tem a voz ouca) já participando das conversas... beijos...

Rosi disse...

Nossa, Lúcia
Deve ter sido uma graça. Eu acho que essa fase é a mais gostosa da criança com ela realmente interage com o mundo e com todos ao redor.
Sabe o vídeo dele cantando? Pois é, comentei que o maridão assistiu comigo, e até hoje a gente fica imitando a vozinha do Gui, eu adorei o víedo.
Um beijo

Rafa Schwan disse...

Que graça Lu!!! Realmente o pequeno está crescendo!!! Isso mostra a dedicação de vcs!!!
beijos
Rafa

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

É uma delícia esta fase! Lembro da minha afilhada! Eles nos surpreendem, não é mesmo?

Abraços!

Rafaela disse...

Eu acho que os meninos são mais atentos há alguns detalhes... meu irmão era super ligado nas ruas e questionava a minha mãe quando mudava o caminho de casa, rs.

E concordo com vc, apartamentos são apertamentos quando se tratam de crianças com seus brinquedos espalhados, confesso que as vezes tenho vontade de jogar tudo no lixo, rs.

Flavia Bernardo disse...

Ahh....que fofo o Gui!
Mto espertinho!

anota todas as pérolas dele mesmo. Vai ficar uma bela recordação daqui há alguns anos.

bjks

Roberta Mollica disse...

Lúcia, é muito bom ver e acompanhar a evolução das crianças, né? Realmente o Gui está muito esperto reconhecendo vocês em fotos antigas!!!

Ana Flávia disse...

Lúcia,
Vim retribuir o carinho da visita! Vou te seguir, tá?!
Bjks
:o)

Priscila disse...

E aí, modelo? Tinha que passar aqui pra te parabenizar pela foto premiada da Beta, né? Sintonia perfeita entre fotógrafa e modelo!
Bjs.

Lilypie 1st Birthday Ticker