terça-feira, janeiro 05, 2010

Doando Leite Materno

DSC08771

Desde que meu leite desceu que percebi que o volume estava bem maior do que o que tive durante o aleitamento do Guilherme, o motivo é bem óbvio para mim, afinal daquela vez já saí da maternidade de dieta e passei a primeira semana apenas com sopa de legumes. Eu não acreditava que uma dieta de baixa caloria poderia interferir tanto na produção de leite de uma pessoa.

Comecei a ver que acumulava muito leite nas conchas durante as mamadas e resolvi passar a esterilizá-las antes de cada mamada para poder armazenar esta sobra em caso de necessidade. Em dois dias já tinha guardado 3 mamadeiras com 150ml cada! Vi que era preciso doar. Passei uma semana ligando para todos os 20 bancos de leite cadastrados pelo site da fio cruz, mas nenhum deles se disponibilizava a buscar o leite em casa. Depois de muitas ligações e alguma frustração, descobri que o Instituto Fernandes Figueira faz este trabalho de cadastramento de doadores e recolhimento do leite materno na residência da doadora.

Me cadastrei, enviei os meus exames e hoje, pela primeira vez eles passaram aqui para buscar o meu leite, que graças a Deus terá um destino nobre e vai alimentar muitos bebezinhos que precisam dele.

Para quem  tem interesse em doar leite materno, o procedimento para a coleta e armazenamento deve ser feito da seguinte forma:

1- Esterilizar vidros com tampa de rosca (como os de maionese)

2- Coletar o leite de maneira estéril, com as mãos lavadas e equipamentos limpos e esterilizados.

3 – Congelar o leite imediatamente. O leite pode ser depositado no mesmo frasco a cada mamada, desde que sempre congelando o leite retirado imediatamente.

4- Etiquete o vidro com a data do primeiro leite coletado

5 – O leite pode ficar congelado por até 15 dias.

Para quem estiver interessado em doar leite materno, o telefone do Instituto Fernandes Figueira é 0800-268877. Não dá muito trabalho e faz um bem imenso para quem precisa!

15 comentários:

Beta Bernardo disse...

Amiga, que iniciativa linda!!!!
Praticamente uma vaca leiteira! srsrsrs
Doar, seja o que for, leite, tempo, qualquer coisa, é nobre demais!
Imagina o trabalho que você teve pra coletar o leite, armazenar, datar... podia simplesmente jogar fora e ponto! Mas se dedicou em ajudar alguém! Isso é nobre! Parabéns!
Sei que não fez pelos louros, mas os merece mesmo assim!
E graças a Deus que não precisou de Plasil... não sou simpática a essa técnica! ;))
Bjo grandão pra vc e minha afilhadinha! E pro bagunceiro do Gui tb! ;) Tá, pro maridão tb! ;))
Beta

Patricia disse...

Lucia, que linda iniciativa!!! Que sirva de exemplo para várias outras mamães que têm esta possibilidade!
Beijos para toda a família!

Anônimo disse...

Parabéns pela nobre iniciativa. Um grande ano pra vc lindona e sua família. Bjs
Núbia
nubiarj_56@hotmail.com

Flavia Bernardo disse...

Ah, que legal!!!
Se eu tive excesso de leite, tb doaria, com certeza!
Que bom que vc pode doar. Faz um bem enorme pra vc e pra quem precisa!

Parabéns pela fartura de leite. Só quem passou pelos problemas de pouca produção de leite sabe bem o valor disso.

Beijos!!!

Sybelle Alheiros disse...

Lú, que idéia maravilhosa, vc ainda pensando nos outros não é?
Estais devendo um post sobre os primeiros dias da Duda em casa, e a reação do gui...
Agora mais do que nunca quero saber... estou GRÁVIDA lÚ, depois de quase 5 anos, e usando um DIU, descobri dia 30 minha gravidez inusitada, e ontem fiz ultra e descobri que já são 8 semanas...
Tu acredita?
Agora é correr para tirar o DIU e esperar o barrigão crescer...
volta logo ta?
bjs

Faça a Festa: sua festa com a sua cara! disse...

Bela iniciativa, Lucia, parabéns! Espero que estejam todos bem. Abraços.

Verônica Cobas disse...

Eu também acho a ideia linda. Atos solidários e humanitários alteram a roda cruel do mundo, nos fazem mais conscientes da nossa responsabilidade nesse mundo melhor que queremos construir para o hoje e para o amanhã. Que Duda possa mamar muito, crescer forte e lá na frente pensar que também foi parte importante na maior experiência humana: que é o amor através da doação. Beijos querida. Saudade de você, da Duda, do Gui...da casa, da família. beijos

Rosi disse...

É isso aí, Lú
Nada melhor que começar o ano fazendo boas ações. E já que a Duda tem de sobra, por que não compartilhar?!
Peço jeito esse ano promete.
Um beijo grande no seu coração.

Priscila disse...

Amiga, excelente iniciativa!
Esse leite certamente vai ser essencial pra muitas crianças crescerem fortes e saudáveis, como a Duda. Isso é maravilhoso!
Que venha mais leite! E que vc sirva de exemplo pra mais mamães!
Bjs.
PS: Esse blog tá muito preto e branco. Cadê as fotos dos pequenos?

Cris disse...

Nossa amiga, que coincidência! Minha irmã (Cintia) que vc já conhece muito bem, tb está com muito leite e me ligou hoje perguntando se eu sabia de entidades que recebiam doação... Comecei a ler seu blog e não acreditei! Obrigada pelas dicas. Vou passar p/ ela agora mesmo!

Mil Beijos, saudade
Cris

Anônimo disse...

Lucia, estou meio sumidinha pois estou de ferias curtindo uma praia aqui em cabo frio, mas passando aqui para te desejar um otimo ano que deus proteja sempre a pequena duda e o gui...achei sua ideia alem de brilhante, linda...nada melhor que poder ajudar a quem precisa!!! Comentando o post anterior, sabe que qd era crianca tinha horror de dormir sozinha, acho que o GUI com a chegada da Duda se sentiu mais seguro em dormir no quarto, afinal ele nao esta mais sozinho..bjinhos nesta familia linda....
Raquel cabreira tetelcabreira@bol.com.br

Ana Paula Batista disse...

Bela iniciativa, querida! Quando tive minha filha, nos primeiros meses parecia uma vaca de tanto leite. Então, armazenava e doava pra um banco de leite. A sensação de ajudar quem precisa é ótima.
Imagine quantos pequenos você pode estar ajudando com essa sua nobre atitude! Parabéns!
Beijos!

Raquel e João Pedro disse...

Oi Lúcia !
Parabéns pela iniciativa !!!
Você deu um grande exemplo.
Beijos para todos !

♥ Fab's e Luana ♥ disse...

Olá Lucia!! tudo certinho?? Como muitas pessoas, sempre acompanhei o seu blog bem queitinha, sem comentar... adorooo os seus pots no criative-se... o seu blog foi um dos que fizeram criar o meu: http://luananossavida.blogspot.com/ comecei acompanhar vc quando estava grávida do Guilherme e vi os progressos dele e olha só já ta um mocinho lindo e a Duda então PERFEITA... Parabéns pela família linda e pela iniciativa em doar leite eu tbém tenho muuuuito... Beijinhos:)

Ana Carolina Peixoto disse...

Lu, muito legal! Não sabia que uma dietinha poderia aumentar ainda mais a produção de leite. Pelo, contrário, o que a gente escuta é que a gente tem que se alimentar bem. Muito bem!

Achei a iniciativa ótima! Não tive leite para doar...

Mas fique atenta: no início a quantidade de leite pode ser maior e depois com o dia-a-dia, ela vai diminuindo. Na realidade, o leite muda a todo tempo. Adequando-se tb ao que o bebê precisa. Por isso, fique atenta a todos os possíveis sinais. Se precisar, mande bronca no plasil, nas capsulas de alfafa, no chá da mamãe... Dicas para aumentar a produção de leite.

Bjs na família,
carol

Lilypie 1st Birthday Ticker