sexta-feira, janeiro 15, 2010

Refluxo

DSC08900

Ontem fomos ao pediatra fazer a consulta de um mês da pequena. Na verdade quem nos atendeu foi a Dra. Gisele, que junto com o Dr. Mazilo, está cobrindo as férias do Dr. Paulo Perriceli, porsinal, eu adorei a pediatra!

Disse a ela que haviam duas coisas que me incomodavam na Duda e que eram sintomas que eu nunca cheguei a observar no irmão. A primeira coisa que relatei, foram os episódios de falta de ar e respiração ofegante que ela apresenta as vezes, expliquei e tentei imitar o som que ela emite, a médica retrucou perguntando se o som que ela emitia era como um apito e é exatamente isso, inclusive eu sempre me referia a este som que ela emite como apito. Ela diagnosticou como laringomalácia, que é como se houvesse uma membrana na laringe que causa a dificuldade na respiração em alguns momentos, mas isso vai desaparecer em poucos meses ou no máximo até dois anos de vida.

O segundo problema que relatei, foi que ela geme bastante, principalmente a noite, percebemos que ela está incomodada com alguma coisa, mas não chega a chorar, apenas se contorce e reclama. Ela perguntou se o nariz ficava com coriza e se ela golfava com frequência, também aproveitei para relatar os episódios de vômito que ela teve. Na mesma hora ela diagnosticou como refluxo! Eu sinceramente acho que acertou na mosca!

Já estamos administrando a medicação prescrita, que vai apenas amenizar os sintomas do refluxo e ela nos orientou a procurar o Dr. Paulo assim que ele voltar de férias para que ele avalie novamente.

Apesar destes pequenos probleminhas, Dudinha está muito bem de saúde e esta crescendo muito bem. Pesou 4,320 kg e mediu 51,5 cm, o que significa que ganhou mais 1,200 kg, já que apesar de ter nascido com 3,360 kg, em sua primeira consulta pediátrica com 5 dias de vida ela já pesava 3,100 kg. Quanto a altura ela ganhou 5,5 cm se nossa referência for a medida da maternidade, mas como confio mais na medida de 48 cm feita pelo pediatra, acredito que ela cresceu cerca de 3,5 cm. Já é uma meninona!!!

Uma questão discutida com a pediatra foi se devemos dar um ou dois peitos por mamada. Quando pesamos e vimos o quanto ela engordou bem, eu ainda enfatizei que dava apenas um peito por mamada e ela disse que eu deveria dar os dois. O Dr. Paulo também acha que devemos dar os dois peitos, mas ainda assim eu preferi seguir a dica da minha amiga Carol e oferecer apenas um peito por mamada. O que vocês pensam sobre este assunto? devemos oferecer um ou dois peitos por mamada? Como você faz? Vai, me conta!

Para não deixar este post em Preto e branco, seguem algumas fotos da minha Duda antes de sair para a consulta, detalhe para o modelito, que uma das milhares de heranças da Duda Rocha, filha da minha amiga Priscila.

DSC08902

DSC08897

DSC08904

29 comentários:

Marina disse...

Lucia,

vamos lá:
1) Bia tb está com refluxo, tadinha!
Gofa quando acaba de mamar, gofa 30 min, depois, gofa 1 hora depois, gofa, gofa, gofa! Já vomitou algumas vezes tb!
A pedi dela receitou motilium e label! Deu uma melhorada! Tem gofado menos e ainda não vomitou desde que começamos o remédio!

2) Peito: eu dou um por mamada.
Acho mais seguro pra garantir que ela "comeu" o leitinho do final!

3) Dudinha tá uma lindaaaaaaaaaa!!!

Marina disse...

Ah, esqueci de falar duas coisas. Primeiro, queria saber como anda o Gui!
Segundo, sobre a chupeta, Bia não pegou de jeito nenhum!

Priscila disse...

Adorei a Duda com o vestidinho que foi da minha Duda! Ficou linda!!

Depois que conversamos, fiquei pensando... Caramba, ela engordou pra caramba, mesmo com refluxo!!! Incrível! Viva o seu leite!
Bjs.

♥ Fab's e Luana ♥ disse...

Olá Lucia! Pra começar a DUDA está simplesmente LINDA!!! Bom desde que a Luana nasceu eu só dou um peito... passei por três pediatras até me acertar com um e os três me disseram para dar os dois... mesmo assim continuo seguindo o que eu acho melhor e dou um só!!! Beijinhos:) e passa lá conhecer o nosso cantinho vamos adorar http://luananossavida.blogspot.com/

Rosi disse...


Só tenho a disser que a Dudinha (que já é uma mocinha), tá linda de viver!

Anônimo disse...

Olá!! Vi seu blog no blog da Jana e Otto! Que fotos lindas!!!
Me chamo Danielle e tenho uma bebê de dois aninhos e estou grávida do Arthur (27 semanas).
A Isabella quando era bebezinha também teve refluxo, chegou a se engasgar certo dia e tratei com homeopatia. Nunca mais teve nada, mas o medo persiste quando ao proximo que bebê que está a caminho.
beijos e esperamos sua visita

Andreza disse...

Sua meninona está linda!!
Meu filhote tb teve refluxo, mais isso não o atrapalhou para engordar! dei o medicamento por pouco tempo, pois esses medicamentos são fortes d+ e como o refluxo não era tão intenso, não mudou em nada dar ou não o medicamento!!
Meu filhote mamou no peito até os 07 meses, eu no inicio só dava um peito de cada vez até os 03 meses, e o resultado? fiquei com um seio maior do que o outro (pq nem toda mamada é igual, então ela pode marmar mais em um do que no outro), depois disso voltei a dar os dois... e foi voltando ao normal aos poucos!!
Beijosssssssss

Márcia disse...

Olá,

Eu sigo o vosso blog desde o nascimento do Eduardo em 2008 e a recomendação em terras Lusas é só dar um peito por mamada, mas não mais de 20 minutos por cada peito, para não aumentar drasticamente a produção; se o bebé ainda tiver fome ao final dos 20 minutos então passar para o outro peito.

Quato ao refluso um dos conselhos por cá é levantar a cabeceira do berço cerca de 10/15 cm.

Espero que ajude!

Beijos grandes,
Márcia

Beta Bernardo disse...

Lu, Duda tá linda!!!
Ameii as fotos! Tá arrebentandoooo!
Refluxo é chato, eu sei! MAs convenhamos que existem problemas bem maiores. E graças a Deus que mesmo com refluxo ela ganhou peso muito bem! Sinal que é saudável!
que você tenha tranquilidade e pciência pra lidar com o refluxo, que é chato mesmo.
Aqui falaram da homeopatia... eu tb sou a favor! Bem menos intoxicante que ranitidina e bromoprida. E super eficaz. Se quiser indicação, conheço um pediatra homeopata que é ótimo!
Se precisar de alguma coisa, tamu aí. De resto e deixar a mocinha na vertical! ;)
Bjks pra vc e pra lindona!

Ana Carolina Peixoto disse...

Amiga, foi ótimo ter te encontrado ontem. Estava com saudades de vcs. A Duda está linda!

Eu sei que a gente tenta confiar nos pediatras... mas,infelizmente, às vezes, a gente precisa procurar algumas outras opiniões. Tem muito pediatra que não é especilizado em amametação e que para tudo indica o refluxo. Não sei qual é o caso da Duda, pode até ser que seja refluxo... Eu achava que refluxo indicaria perda de peso ou não ganho de peso.Oleite muda e o poder de sucção da Duda tb. A Malu tb deu 2 super golfada, vômitos de me sujar inteira. Foram 2 dias consectutivos. Fiquei super preocupada achando que pudesse ser refluxo, afinal, tudo é refluxo hj em dia. Mas nada mais era do que: ela tinha mamado mais do que o estômago dela aguentava, o leite tinha mudado e o poder de sucção dela tb.

O caso da minha sobrinha, Clara, foi mais delicado. Ela não ganhava peso. S A primeira pediatra falou para trocar o peito na mesma mamada. Aliás, todos os pediatras que conheço falam que deve ser 2 peitos na mesma mamada.Fui contra e como a Marina... Acho mais seguro pra garantir que ela "comeu" o leitinho do final! O leitinho mais gorduroso, mais nutritivo: a comida!!!!

Quando a Duda tiver com 3 meses mais ou menos, vc pode passar a dar o segundo peito na mesma mamada. Dê uma conferida no meu posts. Às vezes, eu esqueço tb, rs!

Minha cunhada trocou de pediatra. Suspeitaram de refluxo, mas um refluxo diferente um tal de oculto. Ela tb tomou remédios para tal problema...

Depois, descartaram esse possibilidade. Veio como sugestão uma rejeição a lactose. Depois... Bom,a minha cunhada pesquisou, e está atualmente com 3 pediatras. rs! A Clara está ótima agora! Não acho a melhor opção ficar com 3 médicos, vc precisa escolher quem seguir, mas, às vezes, a gente não tem alternativa. Tem que pesquisar mesmo e perceber qual médico nos atende para determinada situação.

A Malu nasceu com 3325g e com 49 cm. Um mês depois ela estava com 4680g e 54 cm. Acho que os dados são bem similares da Duda. Por isso, pode ficar tranquila.

Ficou um testamente. Te ligo para genet conversar melhor

bjks na família,
Carol

Unknown disse...

Lúcia que bom que consegui acessar o blog novamente..estava com saudades..
Nossa Duda é linda e fashion..de colar e pulseira,...nossa amei..
Espero que resolva logo o refluxo que incomoda mesmo..
Um bj na familia linda..fica com Deus...

Flavia Bernardo disse...

Oi, Lu!
Minha irmã tinha me falado ontem do refluxo. Puxa vida, que chato isso.

Mas vou te dar uma dica que me foi dada pela Stephanie, que achei ótimo, mesmo Arthur não tendo refluxo. Incline o trocador.
Pq a gente sempre se preocupa de ter um carrinho antirrefluo, colcoar o berço com inclinação antirrefluxo, travsseiro antirrefluxo mas o trocador nunca lembramos. E é verdade. O Arthur mesmo não tendo refluxo sempre golfava quando íamos trocar a fralda dele, que na maioria das vezes era logo após a mamada. Depois dessa dica dela, comprei um travesseiro antirrefluxo e coloquei embaixo do trocador. Nunca mais Arthur golfou nas trocas de fralda. Fica a dica!

Qto a mamada eu sempre dei um peito por mamada pra justamente garantir que ele mamasse o leite posterior. Até pq eu nunca sabia quando era hora de trocar de peito. Eu continuaria apostando nessa estratégia. Maria Eduarda teve ótimo ganho de peso mesmo com refluxo, então, tá comprovadíssimo que o seu leite é o que há!!! rsrsrrs

Esse lance que a Carol falou sobre pediatras que na GRANDE maioria das vezes não são especialistas de amamentação é a mais pura verdade!! Eles são feras em boicotar nossa amamentação.
Eu seguiria seus instintos de mãe.
Parabéns. Nós mães ficamos tão orgulhosas de ver nossos filhotes crescendo a olhos vistos com nosso leitinho, né?

Beijos pra vcs!!!

Adriana Carvalho disse...

Oi Lúcia,
O meu Guigui também teve refluxo mas foi bem tranquilo. Foi diagnosticado também no primeiro mês e com o uso da medicação as crises foram sumindo.
Quando a dar o peito eu dava os dois peitos em cada mamada. Era ótimo. Ele dormia bem tranquilo depois de sugar os 2 peitos. Mas de acordo com algumas mais que conheço menino é mais esfomeado que menina.
Espero ter ajudado.
Abraços,
Adriana
PS: não deixe de visitar o blog do Guigui. O blog tá de cara nova (http://omundodeguilherme.blogspot.com)

Daniele Carvalho disse...

Lu, Duda está linnnnnnnnda, já cresceu pra caramba, o rostinha já está redondinho...
Qnto a peitos e mamadas e golfadas, ainda não estou muito por dentro, mas tudo q eu li aqui, é o que as minhas amigas e mães fazem, é aquilo, tentativa e erro e acerto.... mas daqui a pouco melhora. bjkas

A. Alves disse...

Oi Lucia, sigo seu blog e leio todos os comentários, assim aprendo também. Menina, vou começar a ler mais sobre bebês (que universo não é?). Refluxo para alguns pais deve ser assustador não é? Ver o bebê como um esguicho, vomitando, tadinho, que desespero! Graças a Deus a dudinha está bem e medicada!!!

Linda, fique com Deus e tenha um domingo abençoado.

Irei te seguir viu?

Bjusssssss

Pedrão! disse...

Amigaaaaaaaaa!!! Que coisa mais fofa é a Duda... parabéns!! Temos que marcar alguma coisa, né?! Quero muito conhecer esta moça bonita....
Olha só, pra vc ficar tranquila...com certeza eu devo ter comentado, mas pra relembrar... Pedro teve refluxo tb... até 1 ano, 1 ano e meio... e eu fui tirando o remédio por conta própria... vc vai notando que a pessoinha vai melhorando... e posso te dizer... o remédio funciona... demora, mas funciona...heheheheh... e outra... em relação à mamada... eu até tentava dar os dois...mas como ele nunca teve hora pra mamar, mamava todo o tempo, eu acabava mais dando um peito só...mas te digo... por experiência, acredito really que dar os 2 é melhor... sabe porquê? Amiga.... eu fiquei com um peito maior do que o outro... imagina, realiza... ninguém merece... por isso, se um dia Deus disser, Andréa, tá na hora da Nina (ou Maria Clara, ou Giovanna, ou Manuela) nascer (sentiu que nome de menino nada, né?!), lá estarei eu TENTANDO verdadeiramente dar os dois peitões pra ela... ela tem que me curar dessa desequilíbrio mamário que NINGUÉM merece.... Um beijo cheio de saudades....

Verônica Cobas disse...

Palpites de tia....

Como você sabe, Ana Luiza tem 25 anos e, quando bebê, golfava muito. E vomitava também. E chorou durante três meses. Se fosse hoje, já teriam medicado. Refluxo em bebês é um diagnóstico recente e para o qual hoje se prescreve sim. A questão de avaliar se o medicamento é ou não é importante leva em conta se a criança engorda ou se os sintomas incomodam muito. A Duda está ótima, gordinha, com cara de menininha saudável. E nunca ouvi falar na laringomalácia( ou malassia). Mas vou pesquisar. beijossss

Roberta Mollica disse...

Oi Lucia! Que fofa está a Duda! E que vestido mais lindo!

Bem, com relação à Helena, no início eu dava um peito a cada mamada. Meu pediatra recomendava isso. Depois, não me lembro exatamente. Talvez com 3 ou 4 meses, eu passei a dar um peito e mais um pouco do outro. Na mamada seguintes começava revazava o peito. Deu certo.

Helena nasceu com 3,275 e com um mês estava com 4,100 kg. Acho que teve um crescimento semelhante ao da Duda.

Helena tinha muita cólica. No 1º mês de vida chorava muito e a gente via que a barriguinha dela ficava cheia de ar! O pediatra chegou a desconfiar de refluxo, aí ela fez uma ultra e vimos que ela não tinha não. Só o normal mesmo. A cólica passou com 1 mês e meio. De repente vale a pena fazer a tal ultra para tirar a dúvida... Fizemos qdo a Helena tinha 1 mês e meio, eu acho.

bjs!

Melyssa Alves disse...

Oi Lúcia! Sua Duda está ficando cada dia mais linda!

Quanto ao assunto da mamada, quando eu amamentava a Mariana uma prima enfermeira me explicou que poderia ser oferecido os dois peitos desde que ela mamasse bastante no 1º, pois os primeiros minutos da mamada sai apenas muita água e só depois é que vem o leite mais completo e enriquecido. Então eu deixava muito tempo no primeiro, se ela ainda aguentasse eu passava para o outro e na mamada seguinte eu iniciava pelo peito que ela mamou pouquinho.

Espero que ajude!

Bjossss

Melyssa Alves

Sybelle Alheiros disse...

Amiga Lú, que linda a Dudinha, na mão dela é um sinal?
Se eu morasse perto de vcs, com certeza já teria cheirado muito essa gurizinha lindaaaaaaaaaa
Sempre dei ao Gabriel os 2 peitos, revezava, mais perdi aos 5 meses o leite no peito direito assim até os 7 meses entãofoi em um peito só, mais acho que da forma que estáis fazendo está dando certo, então pq mudar?
Muda não.
Ah, vc faz uma falta nessa rotina de blog viu?
bjssssssssssssssssssss

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Que linda!!! Uma paixão mesmo!
Então, meu pequeno, o Felipe está tomando Label duas vezes por dia. Ele mama e passa o tempo todo do arroto chorando, chorando e fazendo força (parece que faz força). Também golfa bastante, mas nada patológico. Durante o dia nunca dorme tranquilo...acorda a cada 20 minutos e aí eu tenho que pegar ele no colo, deixo em pé apoiado na minha barriga e ele dorme de novo. Se coloco no berço ou no carrinho, começa tudo de novo. Sinto que o medicamento está melhorando um pouco, ele continua chorando, mas um pouco menos.
Quanto a dar um peito ou dois, eu dou os dois. Ele mama com muita voracidade, mas certa de 10 minutos cada peito. A pediatra disse que não tinha necessidade de dar um só, pois em alguns minutinhos ele já chega na parte gorda do leite. Bom, vou continuar assim, ele tem 1 mês e meio e 5.500g. Acho que está dando certo!

Parabéns pela pequena Duda!

Anônimo disse...

Lucia ..agora estou achando a Duda a cara do pai..ELA ESTÁ MUTO LINDA!!!! e lendo o criativa se vejo que nada mudou..vc continua a mil por hora...nao sei de onde vem tanta energia..rsrsrs..cuidando de dois amamentando e ainda fazendo coisas lindas...eu sem dormir direito nao sou ninguem..e fico pensando nisso qd tiver bb...
qt ao refluxo da Duda levante a cebeceira do berço..minha sogra é otorrina e smepre recomenda..ajuda muito...bjocas para o Gui!!!
Raquel cabreira

Gisele Fragozo disse...

Esse tal de refluxo é um saco e acho que tb é meio moda... Ana Clara mamava prá caramba e sempre colocava prá fora, berrava desesperadamente. O 1º pediatra desconfiou de refluxo e passou Motilium, Label e Milanta, dizendo que se os sintomas passassem era pq era refluxo, se não passassem não era... Acabei dando os remédios mas de nada adiantou, muito pelo contrário... acabei levando num pediatra especialista em amamentação que só de olhar prá ela disse que era impossível ela ter refluxo gordinha daquele jeito (segundo ele criança com refluxo não engorda)... o problema é que ela mamava demais e colocava o exesso prá fora, além dos gases que engolia... eu deveria atendê-la de outras maneiras, que não com o peito e reduzir as mamadas. Só por garantia levei no meu homeopata (não me lembro o que ele deu) e as bolinhas fizeram efeito. acho esses remédios muito fortes e não entendo essa história de medicar só por uma suspeita... acredito muito nas boas e velhas bolinhas do tempo da vovó!!!

Gisele Fragozo disse...

Ah, esqueci! Cada um diz uma coisa, mas a orientação do pediatra que fez meu parto é para dar o mesmo peito em todas as mamadas que ocorrerem durante um intervalo de 3 horas e trocar na mamada seguinte (só faço isso qdo vou ficar em casa pq fica um peito enorme de cheio e o outro murchinho, não dá prá sair assim), mas o efeito foi bom pq ele nasceu com 2670 e já está com 5400. fora os 9,5 cm que cresceu! De qq modo acho mais garantido 1 por mamada.
Bjssssssssss

Anônimo disse...

Lucia a Duda esta linda. Parabéns.
Um beijao
Núbia

Ana Cristina disse...

OI Lúcia, Duda tá linda, e aquele vestidinho então, adoro a cor lilás para as meninas.
Minha filha tá com 1 ano e 3 meses, mas nessa idade da Duda ela tb tinha refluxo forte, vomitava muiuuuuto, mas engorgava bem, assim como a Duda, engordou 1,300 no 1º mes, e o interessante é que vc descreveu direitinho como eles ficam, minha filha ficava do mesmo jeito, com sono inquieto e reclando o tempo todo, as vezes achava até q ela estava acordada.

Bjão

Ana Luisa Peretti disse...

Oi Lu, eu sempre dei os dois. 15 min. cada. Mas o peito que mamou por último é o primeiro na mamada seguinte, se não o peito fica muito diferente! e depois de 20 min. normalmente o peito está vazio, ou seja, vira chupeta!
beijos
Ana

Camila Carneiro disse...

Flor, achei seu blog pela palavra laringomalacia.
Minha bebe de 1 mes foi diagnosticada, igual a sua...queria seu email de contato pra trocarmos experiencias da evolucao de nossas bebes relacionadas a laringomalacia.
Voce poderia me enviar um email?
Como sua filha esta?
camilabcarneiro@gmail.com

Beijos, Camila.

Lilypie 1st Birthday Ticker